segunda-feira, 11 de março de 2013

Educadores de Secretarias Regionais recebem formação sobre ambiente virtual de aprendizagem


 
Educadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) de Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha e  São Miguel do Oeste participaram nos dias 05/03, 06/03 e 07/03  o Curso de Formação Continuada – Novo e-Proinfo – ambiente virtual de aprendizagem: usabilidade na formação continuada. Promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SED), a atividade iniciou na terça-feira, 5,  e ocorre no NTE de Dionísio Cerqueira, com participação de profissionais da rede municipal dos municípios.

Um dos objetivos do evento é formar multiplicadores que capacitarão os professores da rede pública para o uso da nova plataforma virtual para a aplicação em sala de aula de diversos recursos que tornarão as aulas mais atraentes por meio de ferramentas como o Tablet Educacional, computadores interativos, a utilização da lousa digital, além de outros recursos. Os equipamentos serão aliadas ao planejamento dos conteúdos a serem ministrados aos estudantes, começando pelos do Ensino Médio e Ensino Médio Inovador.

Novo e-Proinfo - Ambiente de Aprendizagem - Foi desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTime) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). É um ambiente que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de cursos a distância, complemento de cursos presenciais, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Este ambiente virtual está disponibilizado às Secretarias de Estado da Educação e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
 
Objetivos específicos:
Viabilizar o acesso dos cursistas ao conhecimento, por meio da navegação no ambiente; explorar as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem – e – Proinfo; utilizar este ambiente para a implementação de cursos a serem ofertados aos professores da rede pública de ensino, no processo de formação continuada.
Metodologia
O curso é desenvolvido na modalidade presencial, utilizando a plataforma e-Proinfo nos ambientes tecnológicos dos NTEs nas 36 sedes das gerências regionais de Educação, abrangendo 297 municípios catarinenses.

Dionísio Cerqueira (11/03/2013)